PROBLEMAS MAIS COMUNS COM FREIO

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1.1 - O freio não libera?

A) Verifique se a pressão da linha de ar proveniente do cavalo mecânico está acima de 5 bar.
Sugestão: Verifique a manutenção no compressor do cavalo mecânico.
B) Verifique se a VÁLVULA DE ACIONAMENTO DO FREIO DE ESTACIONAMENTO PP02-A (manípulo amarelo) (pág. 6) está acionada (Puxar / Aplicar).
Sugestão: Desaplique o Freio - (empurrar / desaplicar).
C) Verifique se há vazamento nos FLEXÍVEIS (pág. 20) do freio de estacionamento.
Sugestão: Substitua o flexível do freio.
D) Verifique se a VÁLVULA PEDAL (pág. 9) do cavalo mecânico está funcionando adequadamente (pode estar enviando ar involuntariamente)
Sugestão: Troque o REPARO DA VÁLVULA PEDAL (pág. 12) do cavalo mecânico.

1.2 - O freio de serviço quando acionado, não está atuando de maneira eficiente no reboque / semirreboque?

A) Verifique se o BOCAL DE ENGATE (pág. 5) ou ENGATE RÁPIDO (pág. 17) está acoplado da maneira correta (sem vazamentos).
Sugestão: desacople e acople da maneira correta ou substitua a peça.
B) Verifique se a VÁLVULA PEDAL (pág. 9) do cavalo mecânico está funcionando adequadamente.
Sugestão: troque o REPARO DA VÁLVULA PEDAL (pág. 12).
C) Verifique se o FILTRO DE LINHA (pág. 8) está entupido.
Sugestão: Efetue a limpeza do FILTRO DE LINHA (pág. 8).

1.3 - Após algumas aplicações no pedal de freio (Máximo de 8 vezes com reservatório de 120 litros e 8 bar) o freio entra em emergência, travando as rodas?

A) Verifique se a pressão do reservatório do reboque / semirreboque ultrapassa 7,5 bar.
Sugestão: Faça revisão no circuito do válvulas do cavalo mecânico.
B) Verifique se o compressor repõe rapidamente o ar consumido nas frenagens.
Sugestão: Verifique a manutenção do compressor.
C) Verifique se há vazamentos no circuito do freio do emergência.
Sugestão: Elimine os vazamentos.

1.4 - O Freio do Reboque / Semirreboque não libera mesmo com a pressão
normal (6,5 a 8 bar)?

A) Verifique se a VÁLVULA PEDAL (pág. 9) está funcionando adequadamente.
Sugestão: Troque o REPARO DA VÁLVULA PEDAL (pág. 12).
B) Com a pressão normal no Reboque / Semirreboque, desacople o cavalo mecânico, acione a VÁLVULA DE ACIONAMENTO (DESFRENAGEM) PP01-A (manípulo Vermelho) (pág. 6), observe se Os freios irão desaplicar, se isto ocorrer, o sistema de freio do Reboque / Semirreboque está funcionando adequadamente. Se não ocorrer, efetue a revisão na VÁLVULA RE4 (pág. 6).

1.5 - A VÁLVULA RELÉ / EMERGÊNCIA (pág. 6) apresenta vazamento constante?

A) Verifique se a Pressão de ar do circuito está acima de 10 bar.
Sugestão: Regule a pressão de ar do cavalo mecânico.

1.6 - O freio não aciona após baixar o suspensor pneumático?

A) verifique se o fole do suspensor está totalmente vazio, caso não esteja, verifique se a VÁLVULA DE ACIONAMENTO PP03-A (pág. 6)(Manípulo Azul) está efetuando a exaustão completa do ar, caso não esteja, efetue a manutenção na válvula.
B) Verifique se a VÁLVULA 2/2 VIAS (pág. 7) está bloqueando a passagem do ar do freio, caso esteja, faça a manutenção na VÁLVULA 2/2 VIAS (pág. 7).

1.7 - O suspensor pneumático não ergue o eixo?

A) Verifique se a pressão do Circuito Pneumático (Reservatório de ar do Semirreboque) Ultrapassa 3,5 bar pois a VÁLVULA DE ACIONAMENTO AUTOMÁTICA PP03-A (pág. 6) somente aciona acima desta pressão.
B) Verifique se não há vazamento de ar na VÁLVULA DE ACIONAMENTO PP03-A (pág. 6) caso haja, efetue a manutenção na mesma

1.8 - O freio de estacionamento não está funcionando (liberando o freio)?

A) Verifique se a pressão do Circuito Pneumático ultrapassa 5 bar (Reservatório de ar do Semirreboque)
Sugestão: Revise o sistema de freio do cavalo mecânico.
B) Verifique se há vazamento de ar na VÁLVULA DE ACIONAMENTO PP03-A (pág. 6). Se houver, efetue a manutenção na mesma.
C) Verifique se a VÁLVULA DUPLA RETENÇÃO - VTUO1 / VTU02 (pág. 10) está funcionando corretamente, se não, faça a manutenção na mesma.
D) Verifique se o DIAFRAGMA DA CÂMARA DE EMERGÊNCIA / ESTACIONAMENTO (pág. 16 )está danificado.
Sugestão: Substitua o DIAFRAGMA (pág. 16 ).
E) Verifique se a MOLA DA CÂMARA DE ESTACIONAMENTO (pág. 16 ) está danificada.
Sugestão: substitua a MOLA (pág. 16).

1.9 - Aquecimento Involuntário do Freio do 2º e 3º Eixo?

A) Verifique a regulagem do AJUSTADOR DE FREIO (CATRACA) (pág. 4).
Sugestão: Regule o AJUSTADOR DE FREIO (CATRACA) (pág. 4).
B) Verifique se há vazamento na VÁLVULA DUPLA RETENÇÃO (pág. 10).
Sugestão: Substitua a VÁLVULA DUPLA RETENÇÃO (pág. 10).
C) Verifique se existe vazamento na linha de Estacionamento.
Sugestão: Elimine o Vazamento.

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